Bidodes dos gatos

Os bigodes dos gatos, ou vibrissas, servem para a transmissão de vibrações a órgãos sensoriais na sua base. São importantes para a vida destes animais e têm várias funções.

Detectar objectos

A função dos bigodes é detectar variações de pressão no ar. A pressão pode ser utilizada para detectar objectos ou presas, visto que o ar se desloca de forma distinta à volta de barreiras. Também podem ser utilizados para medir espaços pequenos por aprendizagem. Tudo isto são vantagens para um predador nocturno.

Comunicação

A posição dos bigodes é também utilizada como forma de comunicação. Se o gato está em posição defensiva ou chateado vai puxar os bigodes para trás. Quando o gato está feliz, curioso ou contente, os bigodes estão relaxados e mais puxados para a frente.

Os bigodes mudam de cor?

Os bigodes podem passar de escuros a claros com a idade, no entanto é difícil de avaliar a menos que o gato tenha uma cor escura. O bigode também pode nascer escuro e naturalmente perder a cor.

Podem-se cortar os bigodes aos gatos?

Os gatos utilizam os bigodes como um sentido extra, e a sua perda pode originar elevado stress. O gato passa a ter mais dificuldade em avaliar a posição de objectos e o próprio equilíbrio também é afectado. Por isso nunca deve cortar os bigodes ao seu gato! No entanto não se deve preocupar se o gato deixou cair um bigode. O bigode do gato cresce de novo. Os bigodes caem como o pêlo normal e crescem naturalmente no seu ciclo.

TOP