Olhos dos gatos

Sabia que os gatos conseguem ver claramente com apenas 1/7 da luz que o humano necessita?

O olho do gato apresenta várias características que o tornam no mamífero doméstico mais bem adaptado à visão nocturna. Possuem um tapete lúcido que reflecte 130 vezes mais luz do que o fundo do olho humano; uma pupila em forma de fenda vertical que origina uma menor abertura em condições de luz, e que ao mesmo tempo tem uma capacidade de dilatar cerca de mais 6 mm do que a pupila humana. Os gatos possuem também uma córnea bastante larga, que permite uma maior entrada de luz no olho, uma localização mais posterior da lente (ou cristalino), que produz uma imagem mais pequena mas também mais clara, e uma câmara anterior mais profunda, para além da sua retina ser muito rica em fotoreceptores sensíveis à luz.

Os gatos conseguem distinguir cores, embora com muitas limitações

São vários os estudos sobre a percepção da cor nos animais domésticos. A presença de cones fotoreceptores na retina sugere que estes animais têm potencial para a visão a cores. Os gatos têm uma capacidade limitada e conseguem distinguir dois estímulos se eles diferirem bastante no seu espectro. Os gatos aparentam ter a capacidade de tricromacia (capacidade do animal de perceber três tonalidades distintas de cores: azul, verde e vermelho), uma vez que possuem estes três tipos de cones na sua retina, tal como os humanos, no entanto os estudos de comportamento já realizados não conseguem ainda demonstrar esta capacidade.

Quando é que os olhos dos gatinhos mudam de cor?

Os olhos dos gatinhos não estão completamente desenvolvidos após o nascimento. Os gatinhos nascem com os olhos fechados e só após a primeira semana de vida começam a abrir os olhos. Nas primeiras semanas os olhos aparentam ser de cor azul acizentado, devido ao efeito da luz ser refractada na córnea e devido ao facto das quatro camadas desta estrutura ainda serem relativamente espessas. Por volta das 6-7 semanas a cor dos olhos começa a mudar; a íris contém melanócitos, que começam a produzir melanina, pigmento que confere a cor aos olhos. A cor final dos olhos, bem como a sua intensidade, depende da quantidade de melanócitos existente e da quantidade de melanina produzida. Existem excepções, gatos com olhos azuis ou gatos com olhos de diferentes cores.

TOP